Galaktoboureko



Este é um bolo de origem grega feito com capas de massa filo e com um creme feito com semolina mas conhecida com sêmola de trigo.
Eu fiz numa forma redonda mas pode-se fazer num forma rectangular.
A receita vi no blog cookthecake e como adoro doces com massa filo tive logo que fazer.


Ingredientes

750 ml de leite m/g
125 g de semolina
1 c.(sopa) de manteiga
1 c.(sobremesa ) de aroma de baunilha
casca de limão
150 g de açúcar
2 ovos 

50 g de manteiga (derretida)
1 embalagem de massa filo (10-12 folhas)
açúcar em pó para decorar


Primeiro prepara-se o creme, colocando o leite com a casca de limão aquecer isto para que o leite aromatize.
Retira-se do fogo e deixa-se arrefecer um pouco .
Com o leite quase frio junta-se a semolina , o açúcar a manteiga e o aroma de baunilha e leva-se ao lume mexendo sempre até que fique um creme espesso.
Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se os ovos batidos , mexe-se bem para que fiquem bem integrados e reserva-se.


Aquece-se o forno a 180º.

Unta-se uma forma de 23 cm com fundo amóvivel e vamos colocando as folhas de massa filo (coloca-se metade) untando sempre com manteiga entre cada capa de massa, deixando as bordas para as laterais.
Deita-se o  creme sobre a massa  e a massa que esta nas laterais da forma vão se colocando sobre o creme ,pincelando-as sempre com manteiga.
Colocam-se as outras cindo folhas pincelando sempre entre cada capa.
Vai ao forno a cozer cerca de 25 minutos(este foi o tempo que levou no meu forno , depende de cada forno) até ficar dourado.

Depois retira-se do forno e deixa-se arrefecer, colocando depois no frigorifico.

Antes de servir desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó, pode-se também fazer uma calda com açúcar sumo de limão e laranja. .
    

42 comentários:

  1. Pode ter um nome complicado mas parece ser uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá São!
    Já tinha ouvido falar deste doce, e sou-me lindamente.
    O aspecto é de deixar qualquer um rendido, deve ser delicioso!

    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspeto delicioso, imagino que o sabor ainda nos surpreenda mais.

    Tambem adoro tudo que contenha massa filo.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Adoro estes doces gregos! A minha mae faz muitas vezes bolos assim, com massa filo, quer nesta versao, quer na minha preferida, que é com uma especie de leite creme e mel! Ficou com optimo aspecto!
    Beijinhos, boa semana!
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito bonito e parece delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Comi num restaurante grego e é fabuloso, daquelas sobremesas de ir aos céus!

    ResponderEliminar
  7. que aspeto delicioso que ficou, não conhecia mas adorei conhecer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. humm que delicia se ve un postre super delicado y exquisito! besitos

    ResponderEliminar
  9. O nome é estranho, mas o aspecto magnífico!

    ResponderEliminar
  10. Merhabalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  11. Que pinta tiene quwerida amiga, tanto por fuera como por dentro un verdadero manjar, Mil besicos tesoro

    ResponderEliminar
  12. Que bom aspeto!
    Uma verdadeira tentação!

    ResponderEliminar
  13. Ai ai ai... é hoje que a minha dieta vai pro brejo, rsrs... que maravilha é essa... deu água na boca!

    Gostaria de te convidar pra curtir e se inscrever no meu cantinho também, ficarei imensamente feliz, bjs

    www.saboreandonacozinha.com

    ResponderEliminar
  14. Que interessante e diferente!! E ficou com aspecto delicioso e muito lindo, adorei!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto fenomenal São! Em tempos fiz mas tenho ideia que tinha outro nome, no entanto o teu está com muito melhor aspecto :)

    Parece-me delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Nunca comi nem tinha visto, mas fiquei bastante interessado! parece uma delicia :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  17. Nunca tinha ouvido falar nesta sobremesa, mas tem óptimo aspecto! Deve ter ficado deliciosa :)

    ResponderEliminar
  18. Que interessante e diferente essa receita!
    Nunca tinha ouvido falar! E me parece que fica muito saborosa...
    As fotos estão lindas!
    Beijos e ótima semana pra vc tbém! =)

    ResponderEliminar
  19. O nome é dificil de pronunciar mas o aspecto convence qualquer um. Tenho mesmo de fazer esta delícia.

    Visite-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  20. Tenho essa receita marcada em vários livros para fazer São, mas evito-a sempre por motivos óbvios (calorias, lol)...
    Acho que brevemente não me escapa, pois amei o aspecto desta que nos mostras!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  21. Oi São!
    Eu não estava recebendo atualização do seu blog, pensei até que vc tivesse voltado p/o descanso. Agora estou!
    Ainda bem que cheguei em tempo de ver essa delícia de receita. Aff, que maravilha!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  22. Me encanta, lo he probado, y es una delicia.

    ResponderEliminar
  23. Também eu adoro massa filo. Vou guardar esta deliciosa sugestão. Apetecia-me um bocadinho agora. Beijos.

    ResponderEliminar
  24. bem... fico com a receita! que maravilha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. No conocía este rico pastel, se ve delicioso

    ResponderEliminar
  26. Que buenisimaaaaaaaaaa seguro de buena gana me iba a comer a tu casa,me has puesto los dientes largos te ha quedado de relujo.
    Bicos mil wapa.

    ResponderEliminar
  27. una delicia, te ha quedado perfecto!!

    ResponderEliminar
  28. Tiene un aspecto estupendo. Debe de estar delicioso!Besos

    ResponderEliminar
  29. SE ve deliciosa, con este relleno!!!

    ResponderEliminar
  30. Que pinta tan deliciosa Sao, y no parece nada dificil, me lo apunto para hacerlo, besos

    ResponderEliminar
  31. Nunca tinha ouvido falar desse bolo mas deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar
  32. Te ha quedado muy rica, me llevo un poco para desayunar mañana, tiene una pinta¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ deliciosa, besos

    ResponderEliminar
  33. esta muy bueno lo he hecho una vez y triunfo también en casa.Divino
    Bss

    ResponderEliminar
  34. São, ficou mesmo uma tentação!!! Que aspeto irresistível ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Fui ao céu e voltei que delícia...

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Oi São!
    Estou passando p/deixar bjsss e desejar uma ótima noite p/vcs.

    ResponderEliminar
  37. Soa a coisa muito boa São!
    Adoro massa filo e deve ser bom que se farta, como se costuma dizer :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Está mesmo bonito! Deve ser tão bom :)

    ResponderEliminar
  39. Que buena pinta madre mía, este tipo de pasteles con esa crema me gustan mucho.
    Saludos

    ResponderEliminar
  40. Por fuera una pinta tremenda pero es que el corte es impresionante, una pasada.
    Besazos.

    ResponderEliminar
  41. está tão fenomenal que até aprendia a falar grego só para deitar a mão a uma fatia....podia ser mesmo essa, bem generosa!!! :)

    ResponderEliminar

Por falta de tempo não entro em desafios nem aceito selos, agradeço na mesma.
Obrigada pela visita.
Voltem sempre....